top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Thales

N-Ratio, Cancer Gastrico


O câncer gástrico é umas das neoplasias mais comuns do tubo digestivo. Seu tratamento geralmente envolve a realização de gastrectomias, associadas a algum outro tratamento complementar oncológico como a quimioterapia e radioterapia.


Neste artigo escrito com colegas do AC Camargo Cancer Center, exploramos a utilidade clínica do N-Ratio (i.e.: a razão entre o número de linfonodos dissecados e comprometidos por metástases) para a seleção de pacientes com câncer gástrico com maior potencial de benefício para a modalidade terapêutica combinada de quimiorradioterapia em associação ao tratamento cirúrgico. Nossa análise confirmou a utilidade do N-Ratio para melhorar o estadiamento linfonodal e para refinar o uso de diferentes modalidades complementares de tratamento para o câncer gástrico.


O estudo se encontra publicado no importante periódico Arquivos de Gastrenterologia, órgão oficial de publicação do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (#CBCD), Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (#SBMDN), Federação Brasileira de Gastroenterologia (#FBG), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (#SOBED), Sociedade Brasileira de Hepatologia (#SBH), Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (#SBNPE), Associação Brasileira de Disfagia (#ABD) e Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (#GEDIIB).


O texto completo se encontra no acervo da SciELO e também indexada ao PubMed/MedLine.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page