top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Thales

Artigo #LESSERtrial


É com muito orgulho que anunciamos a publicação de nosso estudo clínico  LESs Surgical Radicality for EaRly Stage Cervical Cancer (LESSER) -

#LESSERtrial, do qual fui idealizador e um dos coordenadores. Este importante trabalho avaliou a segurança e eficácia preliminar de menor radicalidade cirúrgica em pacientes com câncer de colo uterino e tumores com tamanho até 2cm.


Nesta pesquisa, uma parte das pacientes foram aleatoriamente selecionadas para o tratamento padrão e a outra parte foi submetida à histerectomia extrafascial. Neste contexto, pudemos concluiu que nesta pacientes com tumores de menor risco de recorrência, a histerectomia extrafascial com linfadenectomia pélvica é segura e potencialmente não-inferior ao tratamento radical, somando ainda algumas vantagens peri-operatórias, como menor tempo cirúrgico, menor tempo de sondagem vesical (bexiga), além da menor complexidade técnica do procedimento. Estudos de fase 2 como este, contudo, apresentam dados preliminares que devem ser confirmado em estudos com maior número de casos (fase 3), antes que esta abordagem possa ser empregada rotineiramente.


O estudo #LESSER foi realizado entre 2015 e 2018 e incluiu 40 pacientes do IMIP, Hospital de Câncer de Pernambuco e Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Contou, ainda, com suporte técnico e científico do AC Camargo Cancer Center e foi recentemente publicado no importante período International Journal of Gynecological Cancer, jornal científico médico oficial da International Gynecologic Cancer Society e European Society of Gynaecological Oncology. Além disso, serviu de tese de doutorado para meu amigo Dr Vandré Carneiro, sob orientação dos doutores Artur Lício R Bezerra e Glauco Baiocchi Neto.


O artigo completo pode ser lindo no site da (IJGC) ou via PubMed.

163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page